PARA A CRIANÇA É FUNDAMENTAL TOMAR CONSCIÊNCIA DE SUA AÇÃO E DO MUNDO QUE A CERCA
Quantas vezes percorremos um trajeto e ao chegar ao objetivo não lembramos como fizemos. Se nos perguntam repentinamente qual das pernas movimentamos em primeiro lugar quando vamos subir uma escada, muitas vezes não sabemos responder, temos dúvidas. Estamos freqüentemente, fazendo ações sem tomarmos consciência do que fazemos, assim como muitas vezes não tomamos consciência de nós mesmos ou do mundo que nos cerca. Entretanto, para que possamos nos colocar como agentes de nossas vidas e de nossa comunidade é necessário que estejamos conscientes de nós mesmos e do mundo fora de nós mesmos.
Portanto, o professor consciente, procura ter sempre uma atitude de indagação, perguntando às crianças o que estão fazendo, como conseguiram realizar a tarefa, por que fizeram dessa e não de outra forma. Na medida em que a criança EXPLICA o que faz, descrevendo suas ações, estará tomando consciência desta mesma ação. Para a criança é fundamental perceber o mundo que a cerca, sua casa, seus objetos, sua escola, seus amigos, os alimentos etc. Para que ela possa tomar essa consciência é preciso que manipule os objetos, que visite os lugares, que fale sobre eles, que os desenhe. Levar a criança para passear e mostrar-lhe uma relação intima entre a escola e o mundo e vice-versa. Desta forma, a criança poderá perceber casa-escola como uma totalidade indissociada.A experiência de ver, manipular, experimentar, verbalizar sobre as coisas do mundo em sua volta amplia a vivência da criança, sua linguagem e suas possibilidades mentais. Coloca-a num mundo extremamente complexo de relações que a obriga a organizá-las. Não se trata apenas de fazer os tão conhecidos joguinhos de discriminação visual tão comuns nas pré escolas. A criança precisa discriminar a realidade, deverá ser capaz de identificar as semelhanças e diferenças entre os objetos e, mais tarde, entre as ações. Por exemplo, nas brigas, ser capaz de conversar sobre as razões de cada uma das partes, ou opinar sobre uma ação justa ou injusta. Com os objetos, ser capaz de grupá-los, de orientá-los, percebendo o que os leva a ficar juntos ou não etc. É muito comum, como já mencionamos, não sabermos os passos que demos para a resolução de um problema, por isso é que devemos pedir que a criança tome consciência, expressando suas ações através de dramatizações, desenhos, jogos, conversas, escrita (quando souberem) etc. Em resumo, iniciando pela ação direta, desde muito cedo, a criança toma consciência dos objetos e, progressivamente, é capaz de se colocar no mundo, estabelecendo relações com os objetos e pessoas e, finalmente, através de discussão, pode perceber sua comunidade e sua sociedade. Como iniciar esse processo? Começar por perguntar o que fizeram antes e depois de tal ação (ou atividade), o que fizeram antes de vir para a escola, como será o tempo a cada dia, por que será que escurece etc. Pedir, então, que representem, ou seja, que dramatizem, desenhem, escrevam (quando souberem) etc. Se não temos recursos, é sempre possível fazer perguntas às crianças, dramatizar etc. Certamente esse processo é a gênese da participação do sujeito em sua comunidade. Fonte: www.inclusao.com.br |

Aba das páginas
- Página Inicial
- Sobre mim
- Bíblia para Crianças
- Orações
- Salmos
- Lendas, Contos, Poemas e Metáforas
- Folclore
- Brincadeiras
- Imprimir e Colorir
- Sobre Leitura
- Frases Geniais
- Piadas
- Gifs Animadas
- Postagens + Populares
- Calendário / Datas Comemorativas
- Biblioteca:Leitura Gratis
- Minutos de Sabedoria
- LOJINHA
- CURSOS ONLINE
- Convite de Parceria
- Política de Privacidade
Translate
Frases do dia
0
A criança e o mundo
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Postagens mais populares no Criança Genial na semana
-
O infantilismo jamais pode ser confundido com pedofilismo ou qualquer outra prática imoral e criminosa pois suas práticas jamais envolvem cr...
-
ÁRVORE DE NATAL Quisera Senhor, neste Natal, armar uma árvore dentro do meu coração e nela pendurar em vez de presente...
-
03(três) orações para o professor Dai-me, Senhor, o dom de ensinar, Dai-me esta graça que vem do amor. Mas, antes do ensinar...
-
Encontrei esse artigo - que também achei muito interessante. Na verdade o artigo mostra as 10 maneiras (diz 10 - na realidade são 09) de voc...
-
Verdade mascarada sobre o 'Regime' Militar Não seja um alienado. Publicado por Guilherme Lucas Tonaco Carvalho s ...
-
Irmão menor Irmão menor É pior que catapora. Irmãozinho é pior do que carniça, É pior do que injeção. Mexe no que é meu, rabis...
-
Anjo Santo do Senhor Oração Santo Anjo do Senhor Santo Anjo do Senhor : Uma Oração Tão Pequena porem, com significado e força enor...
-
Ainan Cawley é o menino-prodígio do momento. Tem apenas oito anos e é considerada a criança mais inteligente do Mundo. Actualmente estuda ...
-
Me perdoem. Não é do meu feitio veicular horrores. Mas não dá para ficar calado. Deixo aqui grafado minha indignação com o que vem acontecen...
-
Criança Birrenta Nossas crianças são indivíduos com vontades próprias e isso precisa, dentro do razoável, ser respeitado. Por isso...
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Não saia sem curtir e comentar. Siga nosso blog !!