Frases do dia

A única coisa que separa você do seu sucesso são as desculpas que você dá para não fazer as coisas.
Guilherme Machado
pensador.info

Fique mais próximo da Terra Santa

Aprenda hebraico bíblico pela internet
1

O hábito da criança de chupar os dedos

Hábito de chupar o dedo pode ter causa emocional

Por Radioradinho
Criança com a mão na boca


Creative Commons - CC BY 3.0 - Criança com a mão na boca

NitinzPhotography / Pixabay

Para os bebês, chupar o dedo é um comportamento natural e instintivo. Desde o útero materno a criança coloca os dedinhos na boca por um bom motivo, fortalecer a musculatura responsável pelos movimentos de sucção, preparando-se para mamar.
Mas, para alguns pequenos, a prática traz também a sensação de conforto, o que faz com que o ato da sucção passe a se relacionar diretamente com o estado de segurança. Neste caso, o hábito tornar-se frequente e, com o tempo, a criança pode desenvolver alguns problemas, como a má oclusão, que interfere nas funções de respiração, deglutição, mastigação e fala.
Creative Commons - CC BY 3.0 - Criança com a mão na boca
NitinzPhotography / Pixabay


Mas o que fazer quando chupar o dedo deixa de ser uma prática transitória e passa a trazer prejuízos? A dedicação dos pais é fundamental para ajudar os pequenos a romperem este hábito. Algumas manobras, inclusive, podem ser feitas em casa.
Uma ideia é fazer pequenos acordos com o filho. Caso ele pare de chupar o dedo ganhará um presente que deseja muito, por exemplo. No caso das meninas, vale apelar para a vaidade, pintando as unhas. Outra sugestão é tentar substituir o dedo por algum objeto. O importante é nunca utilizar métodos agressivos, como passar pimenta.
Agora, se todas as tentativas falharem, vale pedir socorro a um profissional, como o dentista, o fonoaudiólogo e/ou o psicólogo.
O trabalho na terapia fonoaudiológica envolve a conscientização da criança e a mudança de posturas e formas de respirar, mastigar, deglutir e falar. O tempo do tratamento depende de cada um e de seu núcleo familiar, e também do diagnóstico que estabeleça o possível motivo do hábito.
Em casos que envolvam o emocional, é importante contar com um psicólogo, que poderá trabalhar simultaneamente com os demais profissionais. Inclusive com um ortodontista, caso a criança já esteja com problemas no posicionamento das arcadas dentárias.
Caso seu filho tenha mais de um ano e dificuldades para deixar de chupar o dedo, é importante procurar o pediatra para fazer uma análise de todo quadro emocional e familiar e receber as orientações. Se necessário, ele irá acionar uma equipe multidisciplinar.

Leia também

Um comentário :

  1. "Quando vejo uma criança, ela inspira-me dois sentimentos: ternura, pelo que é, e respeito pelo que pode vir a ser."

    Louis Pasteur

    ResponderExcluir

Não saia sem curtir e comentar. Siga nosso blog !!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais populares no Criança Genial na semana

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog